Conheça agora os principais pontos do marketing digital para artistas e empreendedores criativos iniciantes terem uma estratégia de sucesso
O marketing digital veio para ficar. Hoje, ele faz parte do dia a dia das pessoas, empresas e marcas, seja na comunicação com clientes, no posicionamento, venda de produtos e diversas outras vertentes.
Para cada objetivo, inúmeras estratégias, canais e ferramentas estão disponíveis e novidades surgem o tempo todo. Redes sociais, sites, blogs, plataformas de anúncios e aplicativos de mensagens são apenas algumas das ferramentas que precisam de atenção. E quem quer sobreviver no ambiente on line precisa estar sempre atualizado. Mas isso demanda esforço, tempo, conhecimento e investimento financeiro.
E se para uma empresa com recursos, infraestrutura e diversos funcionários já é difícil, imagina para o mercado independente de artes ou para uma pequena empresa que atua na Economia Criativa? O caminho é, sem dúvidas, maior e mais complicado.
Pensando nisso, elencamos os principais pontos que você que é artista ou empreendedor criativo precisa para ter sucesso na divulgação do seu trabalho, produtos e serviços e para construir uma marca de referência no ambiente digital através de estratégias de marketing.
Mas antes de falarmos sobre o uso do marketing digital nas carreiras dos artistas ou no dia a dia de negócios da economia criativa, precisamos entender o seu conceito.
O Sebrae, por exemplo, define o marketing digital como um conjunto de ações online que empresas utilizam como estratégia para divulgar e comercializar seus produtos e serviços.
Portanto, por aí já começamos a entender que marketing digital não é sinônimo só de produção de conteúdo ou de fazer anúncios on line.