Aumente sua visibilidade e impulsione sua carreira: como estratégias baseadas em dados podem ajudar artistas e negócios da economia criativa a conquistarem o sucesso no marketing digital

Confira neste artigo como o uso inteligente de dados e estratégias de marketing digital podem transformar a maneira como você se apresenta online e impulsionar suas vendas e sua reputação na indústria criativa

Dois computadores em, papeis e mãos de dois homens brancos estão em cima de uma mesa de madeira

O marketing digital veio para ficar. Hoje, ele faz parte do dia a dia das pessoas, empresas e marcas, seja na comunicação com clientes, no posicionamento ou venda de produtos, por exemplo.

Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram a internet como ambiente principal para focar suas estratégias de crescimento.

E, com certeza, não é à toa. Isso se deve principalmente à versatilidade do marketing feito no digital e ao fácil acesso aos dados que permitem avaliar o retorno de investimentos.

Para cada objetivo, inúmeras estratégias, canais e ferramentas estão disponíveis e novidades surgem o tempo todo. Redes sociais, sites, blogs, plataformas de anúncios e aplicativos de mensagens são apenas algumas das ferramentas que precisam de atenção. E quem quer sobreviver no ambiente on line precisa estar sempre atualizado. Mas isso demanda esforço, tempo, conhecimento e investimento financeiro.

E se para uma empresa com recursos, infraestrutura e diversos funcionários já é difícil, imagina para o mercado independente de artes ou para uma pequena empresa que atua na Economia Criativa?

O caminho é, sem dúvidas, mais longo e mais complicado!

Pensando nisso, elencamos os principais pontos que você que é artista ou empreendedor criativo precisa conhecer para ter sucesso na divulgação do seu trabalho, produtos e serviços e para construir uma marca de referência no ambiente digital através de estratégias de marketing.

Vem conferir abaixo!

Tenha um posicionamento claro

Você já deve ter escutado que ter um bom posicionamento é fundamental para se diferenciar.

Mas, afinal, o que é posicionamento de marca e como ter o seu?

Um posicionamento é o resultado de uma série de ações que tem como objetivo fazer com que o público perceba sua marca da forma que você deseja.

E como ter um posicionamento que funcione?

Vem que a gente te dá algumas dicas simples, porém poderosas de como posicionar bem sua marca usando o marketing no digital.

Propósito

Comece definindo de forma clara o seu propósito. 

Para isso, responda às seguintes perguntas:

  • Como o que você faz / vende pretende contribuir com o mundo?
  • Quais demandas do seu público-alvo seu produto / serviço pode resolver?

Um propósito verdadeiro e consistente vai direcionar de forma assertiva o seu posicionamento.

Marketing digital se faz com diferenciais competitivos

Defina quais são seus diferenciais com relação a seus concorrentes. Por que o cliente vai comprar ou consumir de você e não de outro?

Seus diferenciais precisam estar muito claros e sempre presentes, de alguma forma, na sua comunicação.

Dessa forma, o público vai fixá-los na mente, criando lembrança de marca.

Portanto, parta do princípio que é sempre a primeira vez que seu potencial cliente está entrando em contato com sua marca.

Use estratégias do marketing para conhecer seu público

Primeiro, porém, é preciso ter consciência de que seu negócio tem diversos públicos:

  • Clientes
  • Prospects
  • Ex-clientes
  • Fornecedores
  • Imprensa etc.

E todos são importantes, em algum momento, para o seu sucesso.

Mas, sem dúvidas, sua prioridade deve estar em trazer novos clientes, correto?

Então o seu foco deve ser em conhecer bem quem é essa pessoa que vai comprar de você.

Para isso, invista em segmentação para conhecer as características e, principalmente, hábitos de consumo e comportamentos de compra comuns do(s) grupo(s) que compõe(m) o seu público-alvo.

Na prática, analise o mercado, seus concorrentes, faça pesquisas junto a quem já é seu cliente e use ferramentas como Google Analytics, Google Trends e relatórios de métricas das suas redes sociais para ter dados concretos. 

Baseie-se sempre em dados reais e não em percepções.

Estratégia de preço

O preço é um item muito sensível no momento da decisão de compra. Algumas pessoas decidem pelo mais barato e outras, pelo mais caro. Depende da motivação, do poder aquisitivo e também do valor agregado que o produto / serviço pode gerar para quem compra.

Pensando nisso, você precisa ter uma estratégia de preço muito clara e alinhada aos valores dos seus produtos e serviços, e da sua marca.

Importante lembrar que a precificação passa pela análise de custos e do mercado/nicho de atuação, mas sua estratégia de preço também é um elemento de comunicação dos seus valores para o público.

Escolha os canais adequados no ambiente digital

São muitas as possibilidades de se comunicar no digital, mas, com certeza, seus recursos tem um limite.

Desta forma, a ordem é priorizar os que tem maior potencial de trazer resultados. E como fazer isso?

Priorize os canais em que seu público está presente. Por exemplo, se sua marca se destina ao público jovem, avalie talvez não concentrar esforços no Facebook, onde está um público mais velho.

Fique de olho na concorrência: veja onde eles estão apostando e identifique oportunidades dentro do que faz sentido para sua realidade.

Alinhe a escolha os seus canais com seus objetivos. Para uma ação específica de captação de leads, por exemplo, você pode criar uma landing page temporária.

Conheça sua concorrência

Ter dados do seu negócio é muito importante, mas eles não vão te servir de nada sem um comparativo com quem concorre diretamente com você.

Por exemplo, não adianta só saber que você ganhou 1.000 seguidores em um mês e achar que esse é um bom resultado se seu concorrente ganhou 3.000 no esmo período…

Por isso, uma boa estratégia é fazer auditorias periódicas tanto da sua presença on line quanto dos seus principais concorrentes.

Portanto, ter um parâmetro para avaliar seus dados e fazer ajustes nas estratégias, quando necessário, é o que vai fazer você se diferenciar

E se você precisar de ajuda para fazer auditorias e avaliar a presença on line do seu negócio, marca ou carreira e da sua concorrência ou com para criar outras estratégias para te ajudar a crescer, conheça a nossa consultoria de planejamento estratégico em marketing digital e saia na frente dos seus concorrentes!  

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